14 de outubro de 2016 | 20 Anos da Rede de Bibliotecas Escolares!

2016-10-17

Fórum
internacional 20 anos RBE
, organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares,
na Fundação Calouste Gulbenkian

No dia em que se celebraram 30 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovada a 14 de outubro de 1986 bit.ly/2eg75cC, aconteceram os 20 anos da RBE, na Fundação Calouste Gulbenkian, onde decorreu o Fórum internacional 20 anos RBE, organizado pela Rede de Bibliotecas Escolares e presidido pela Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Manuela Pargana Silva. No Mês Internacional da Biblioteca Escolar celebraram-se os 20 anos da rede e durante a manhã deu-se relevância às intervenções dos protagonistas que lançaram a rede, em 1995, com a natural homenagem à sua mentora, Dr.ª Teresa Calçada, coordenadora do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (1996-2013). Refletindo sobre as conquistas conseguidas, perspetivou-se um pouco do futuro através das novas exigências que a atualidade coloca às bibliotecas escolares.
Durante o dia houve oportunidade de Lídia Jorge (“Todos os professores vão ter de ser bibliotecários) #forumRBE”) apresentar o diretor da Biblioteca de Alexandria e de ouvir Ismail SerageldinLibraries for Tomorrow”.Durante o dia houve oportunidade de Lídia Jorge (“Todos os professores vão ter de ser bibliotecários) #forumRBE”) apresentar o diretor da Biblioteca de Alexandria e de ouvir Ismail SerageldinLibraries for Tomorrow”.

Por último, Ricardo Araújo Pereira: alunos e criadores: a palavra aos construtores do futuro: Raquel chaves, Gonçalo Félix, José Gonçalo Dinis, João Couraceiro, Mariana carvalho, Carolina Rainho,  alunos de várias escolas do país. Estes Miúdos que aproveitam o que têm: as bibliotecas escolares.explicam as virtudes de usufruir dos recursos das BE, quanto mais não seja pela forma extremamente competente como falam e como pensam.

Finalmente Alberto Manguel para fechar o forum RBE , apresentado por Gonçalo M. Tavares e havendo sessão de autógrafos: A Biblioteca à Noite" .

ETIQUETAS: forum rbe 20 anos

Publicado por Maria Dores Melo Ferreira Pinto
Última atualização em 2016-10-17 00:50:17

Dia 13 de setembro - 1º dia de aulas