O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente a 3 de dezembro.
O seu objetivo é promover os direitos e bem estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político.
A data foi proclamada em 1992 pela Assembleia Geral da ONU, para promover uma compreensão mais profunda das questões da deficiência e mobilizar apoio para a dignificação, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência. Procura também aumentar a tomada de consciência sobre os benefícios decorrentes da integração de pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência destaca os desafios, barreiras e oportunidades para pessoas que vivem com deficiências, em todo o mundo. Através de eventos, campanhas e debates, são quebrados estigmas, desafiadas perceções e promovida a inclusão e a acessibilidade. Um dos principais objetivos é influenciar políticas e ações, garantindo que todos os ambientes, físicos, sociais ou digitais, sejam acessíveis e inclusivos.
De acordo com a ONU, aproximadamente 15% da população mundial vive com algum tipo de deficiência. A data é, portanto, relevante para uma parcela significativa da população mundial.
Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado com um tema específico. Os temas refletem as tendências e prioridades no campo dos direitos e bem-estar dessas pessoas.
O Instituto Nacional para a Reabilitação realizou mais uma edição do Prémio Cartaz 3 de Dezembro, que tem como objetivo premiar o trabalho gráfico que, através de um cartaz, sensibilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência.

Este Prémio tem como objetivo premiar o trabalho gráfico que melhor represente a mensagem subjacente à comemoração do dia 3 de dezembro, o qual visa sensibilizar para o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.


