Intercâmbio com escolas de Coria

Durante o mês de maio, o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro realizou um intercâmbio com escolas de Espanha com o objetivo de divulgar a língua portuguesa, bem como aprender e partilhar a cultura, os costumes, as tradições locais.

A primeira parte do encontro aconteceu na nossa escola no dia 15 de maio e acolheu um grande número de alunos do 5º e 6º ano de escolaridade (e seus professores) das escolas Maestro Don Camilo Hernández, em Coria; La Acequia, de Puebla de Argeme; Virgen del Casar, em Portaje; e San José Obrero, de Rincón del Obispo. Os alunos participaram em diversas atividades incluindo uma visita guiada ao Fórum Cultural, ao ateliê de adufes e marafonas, à igreja matriz de Idanha-a-Nova e aos restos do castelo de Idanha-a-Nova. Jogos populares foram dinamizados pelos nossos alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário e pelos professores de Educação Física.

A segunda parte do encontro ocorreu no dia 22 de maio. O Centro Educativo D. Camilo Hernández, de Coria recebeu os nossos alunos do 6º ano e respetivos professores. Houve a oportunidade de realizar uma série de atividades com os colegas espanhóis, como uma visita guiada à cidade de Coria com os seus monumentos e locais históricos e um almoço de convívio que incluiu jogos populares da terra da Extremadura.

Foi uma experiência enriquecedora para os nossos alunos (e para os nossos professores) porque tiveram a oportunidade de entrar em contacto com uma cultura diferente mas, ao mesmo tempo, tão próxima da nossa. As crianças puderam estabelecer vínculos com outros alunos, ultrapassando a barreira linguística e cultural. Foi um intercâmbio em que os alunos puderam partilhar conhecimentos e experiências e que representou para eles um crescimento pessoal e uma experiência que certamente nunca esquecerão. Muito obrigado aos centros participantes!

El Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro (Idanha-a-Nova), realizó durante el mes de mayo un Intercambio hispanoluso con varios centros educativos de España con el fin de dar a conocer la cultura de nuestro territorio y la lengua portuguesa, así como conocer y compartir la cultura, las costumbres, las tradiciones y la lengua de nuestros compañeros españoles.

La primera parte del intercambio tuvo lugar en nuestra escuela el día 15 de mayo, la cual acogió a un gran número de alumnos de 5º y 6º de primaria (y a sus profesores) de las escuelas Maestro Don Camilo Hernández, de Coria; La Acequia, de Puebla de Argeme; Virgen del Casar, en Portaje; y San José Obrero, de Rincón del Obispo. Los alumnos participaron en varias actividades: visita guiada por Idanha-a-Nova y juegos populares amenizados por nuestros alumnos del tercer ciclo y de secundaria y por los profesores de Educación Física.

La segunda parte del intercambio ocurrió el 22 de mayo. El CEIP Maestro D. Camilo Hernández, de Coria, recibió a nuestros alumnos de 6º, así como a varios de nuestros profesores. Tuvimos la oportunidad de realizar una serie de actividades de convivencia con nuestros compañeros españoles, tales como como una visita guiada por la ciudad de Coria, un pequeño almuerzo y juegos populares de la tierra de Extremadura.

Fue una experiencia enriquecedora para nuestro alumnado (y para nuestros profesores) porque tuvieron la oportunidad de entrar en contacto directo con una cultura diferente y, al mismo tiempo, tan cercana a la nuestra. Los niños pudieron convivir y establecer lazos con otros alumnos sin importar la barrera del idioma y cultural.

Fue un intercambio en el que nuestro alumnado pudo compartir conocimientos y experiencias y que supuso un crecimiento personal para ellos y una vivencia que seguro que jamás olvidarán.

¡Muchas gracias a los centros participantes! ¡Nos vemos pronto!