AEJSR novo Logótipo!

Ei-lo!

A intenção de substituir o LOGÓTIPO em vigor por outro mais contemporâneo, adaptado ao meio digital e imagem do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro surge enquanto fator de renovação da escola, agregação dos elementos da comunidade e cumprimento de algumas necessidades técnicas que o anterior símbolo não cumpre. O logótipo deve constituir um símbolo representativo do Agrupamento de Escolas, único, original e facilmente identificável, a ser utilizado em todos os documentos oficiais, materiais de divulgação e página da internet da instituição.

A apresentação de propostas foi aberta a todos os elementos da comunidade: alunos, docentes e não docentes, incluindo encarregados de educação. Os critérios de seleção dos trabalhos foram a criatividade, a adequação ao tema, a visibilidade em ambientes digitais e a facilidade de redução/ampliação de formatos.

Das alternativas apresentadas a concurso, foi feita uma seleção de cinco finalistas, as quais foram alvo de análise e votação. A versão final foi resultado da fusão de dois desenhos apresentados por alunos do Agrupamento de Escolas.

Finalista #1

Finalista #2

O desenho final incorpora, então, o adufe enquanto elemento cultural caraterizador da região e as maravalhas, cinco, ilustrativas dos níveis de ensino do AE; as cores e arranjos estilísticos foram decorrentes das propostas apresentadas pelas duas alunas e transmitem sobriedade, equilíbrio, elegância e arrojo, em tons neutros de terra.

Eis o resultado final!

O novo logótipo do AE.

As professoras da área das expressões visuais ultimaram a construção do logótipo nas suas variações gráficas e adaptaram o mesmo a várias estruturas da instituição, nomeadamente, Biblioteca Escolar, Desporto Escolar, Clube de Ciência Viva, Raiarte (Projeto Cultural de Escola). Alargar estes procedimentos às diferentes escolas do AE pode será, certamente, o passo seguinte.

Agradecimentos especiais a todos os envolvidos no processo, sobretudo àqueles que apresentaram propostas a concurso!