Casa da Cereja / Casa do Barro

A Casa da Cereja em Alcongosta, de elevada importância agrícola, económica e gastronómica é um dos principais espaços museológicos da região. Este sítio pretende contribuir para a preservação do património material e imaterial da região da Cova da Beira.

Integrada nas atividades do Projeto Cultural de Escola / Raiarte, as turmas do 5º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas visitaram a Casa da Cereja na passada semana. Este espaço museológico inclusivo, de aprendizagem e descoberta, permitiu aos alunos descobrir a história deste fruto tão apreciado.

No Telhado, entre a Serra da Gardunha e a Serra da Estrela, a Casa do Barro.

No Telhado, entre a Serra da Gardunha e a Serra da Estrela, fica a Casa do Barro.

Este espaço “dá a conhecer as técnicas e as fases de fabrico de louças em barro, permitindo também visitar o interessante espólio de louça tradicional. Esta Casa surgiu num antigo palacete para preservar a arte da olaria numa aldeia onde é parte integrante da sua história. “

Com o apoio do plano PIICIE municipal, os alunos puderam participar num ateliê de barro, visitar os fornos e meter as mãos no barro.