Concurso de Desenho

O concurso promovido pela Comissão da Quaresma, Semana Santa e Páscoa de Idanha-a-Nova procurou colocar em evidência, sob os olhares do mais pequenos, as várias manifestações e celebrações populares que ocorrem, pontualmente, ao longo da Semana Santa, pelas várias aldeias do concelho. A inclusão do concelho de Idanha-a-Nova na Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa denota o reconhecimento do trabalho e empenho de todas as suas comunidades em manter vivas as suas tradições quaresmais e pascais. A resposta dos alunos ao desafio foi extraordinária e aclamada por várias entidades, causando um interessante e notável envolvimento intergeracional.

A construção à volta do notável rol de costumes e tradições quaresmais e pascais do concelho de Idanha-a-Nova foi ao encontro do conhecimento e preservação da herança cultural local inscrito no Projeto Educativo e no Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro.

No final da semana passada, houve lugar à entrega dos prémios distribuídos pelas diferentes categorias, desde o 1º ao 6º ano de escolaridade.

Os prémios foram entregues em sessão que contou com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas, do Presidente da Autarquia, de Representantes da Comissão da Quaresma, Semana Santa e Páscoa de Idanha-a-Nova, da Diretora da Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova e Professores e Alunos do AE envolvidos na ação. Foram dezoito, os alunos premiados, das diferentes turmas.