Dia da Árvore

Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo. O Agrupamento de Escolas em colaboração com o município de Idanha-a-Nova não foi exceção e, durante a semana ocorreram algumas ações associadas a este dia e a esta temática.

Em parceria com o Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO foi organizada uma ação na Herdade do Vale Feitoso em Penha Garcia que contou coma participação de alunos da escola de Monsanto, de Penha Garcia e de Idanha-a-Nova. Os representantes máximos da Herdade e da Câmara Municipal fizeram questão de marcar presença nestas ações. Para além da plantação, foram destacadas as principais espécies de árvores, outras plantas e animais presentes na propriedade.

Dia da Árvore!

Apesar do dia chuvoso , os alunos procederam à plantação de árvores folhosas nativas (carvalhos e freixos). Mais tarde, foi hasteada a Bandeira Eco-Escolas, na escola José Silvestre Ribeiro, relativa ao ano letivo 20221/2022 como reconhecimento das ações de educação ambiental para a sustentabilidade levadas a cabo no Agrupamento de Escolas. Estas ações tiveram, ainda, a colaboração do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e do PIICIE 2.0.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

A Árvore do Ano em Portugal foi um fantástico sobreiro situado no concelho de Arraiolos.