Ou Como o JI de Idanha-a-Nova REINVENTOU esta festividade.
“De modo a corresponder às diferentes preferências da moda e gostos culturais, o jardim de infância de Idanha-a-Nova entendeu poder comemorar também o citado “Halloween”, mas atribuindo-lhe uma marca tradicional, já que a nossa cultura está repleta de criaturas míticas.”
Surgiu, assim,
o projeto criativo
“Ai Que Medo!”.
Os pais foram convidados e desafiados a construir, com os filhos, objetos assustadores do universo da tradição portuguesa. De todo este trabalho criativo entre pais e filhos, surgiram as mais temidas figuras do bestiário português: as célebres côcas, bruxas, a má hora, os vampiros e os habituais fantasmas, aranhas e castelos assombrados.
Fez-se a montagem da exposição “Ai Que Medo!” com objetos assustadores, associados ao tema do “Halloween”, mas com a nossa criatividade e marca pessoal. De salientar que estes objetos foram construídos, na sua maioria, com materiais reutilizados, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável. A inauguração desta exposição foi feita com uma sessão de contos para todas as crianças do jardim de infância, com a dramatização da história “A Bruxa Arreganha Dentes”, num ambiente divertidamente assustador.
O jardim de infância deve constituir-se de forma enriquecedora, não só no processo de socialização e formação pessoal das crianças, mas também no conhecimento do mundo, promovendo a divulgação e preservação da nossa identidade e cultura local.”
Assustadores dias!