Jazz na Aldeia

Em Idanha-a-Nova, decorre uma Residência Artística, promovida pela Associação Eixo do Jazz, designada JAZZ na ALDEIA.

O Jazz na Aldeia consiste numa residência artística que se realiza em áreas descentralizadas dos grandes centros urbanos e que proporciona aos participantes estudos de interpretação e criação; consolidação das suas competências artísticas e técnicas; a interação e criação de ligações entre músicos de vários pontos do eixo Luso-Galaico.

Em paralelo, realizam-se atividades de divulgação do jazz nas escolas e junto da população do território de acolhimento, contribuindo para a diversidade e a qualidade da oferta artística no território nacional.

Durante uma semana, realizam-se assim aulas, visitas a escolas, jam sessions orientadas por músicos profissionais, sendo que os participantes trabalham sobre reportório original de um dos músicos orientadores, realizando um concerto no final.

Após cada edição do Jazz na Aldeia, alguns participantes são selecionados para integrar o Eixo do Jazz Ensemble e para tocar no disco que é gravado após cada residência.

A primeira edição do Jazz na Aldeia no concelho de Idanha-a-Nova realizou-se em 2022, nas Termas de Monfortinho. Em 2023, a sexta edição do Jazz na Aldeia teve como base de trabalho o Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, e este ano regressa a Idanha-a-Nova, estendendo-se o seu raio de ação até Penha Garcia.

A coordenação da residência de 2024 está a cargo de José Pedro Coelho, acompanhado por João Grilo e Marcos Cavaleiro, que irão trabalhar a sua música durante a residência, música essa que será interpretada pelos residentes no concerto de encerramento no Auditório do CCR.

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, serão realizadas visitas às escolas de Idanha-a-Nova e às turmas do 1º e 2º ciclo, pelo grupo de músicos residentes.