Ler e ouvir ler Camões – Aprender com a biblioteca escolar

Ontem, dia 4 de fevereiro, na biblioteca do Complexo Escolar JI e EB1 de Idanha foi dinamizada uma sessão de leitura, da lírica de Luís Vaz de Camões. Estiveram presentes as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1.º Ciclo com as respetivas professoras.

Perante o declínio preocupante na proficiência leitora e nos hábitos que a sustentam é importante promover sessões de leitura entre alunos de diferentes idades no sentido de motivar e incentivar essa prática. A leitura é uma competência transversal, cujo domínio proporciona o acesso ao saber, à estruturação do pensamento, à melhoria da compreensão e da expressão escrita e oral, constituindo-se também como uma saudável forma de lazer, associada ao desenvolvimento da curiosidade e de uma atitude crítica fundamentada.

Sendo assim o domínio das competências de leitura continua a ser determinante para o sucesso pessoal, académico e social. Nesse sentido as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões reforçam a promoção da leitura coletiva, fortalecendo laços emotivos entre os alunos, valorizando a diversidade linguística e o legado literário e histórico. É notável como a sua vida aventureira e a sua obra continuam a despertar interesse nos alunos.

Os alunos do 3.º e 4.º ano abraçaram os colegas mais novos com poemas de Luís Vaz de Camões, na língua do poeta e … em Inglês. 

Este evento contou com a participação preciosa de duas alunas Voluntárias da Biblioteca da escola sede, a Inês Moura e a Leonor Caramelo.

Parabéns aos alunos pelo seu empenho e criatividade assim como às suas professoras (Ivone, Maria, Matilde e Dina) e às alunas Voluntárias da Biblioteca Inês Moura e Leonor Caramelo. 
Camões ficaria muito orgulhoso com a graciosidade e a genialidade destes pequenos grandes leitores.