Liberdade com o Lápis Azul

  • Post category:Notícias

Algumas turmas do 3º ciclo do AE José Silvestre Ribeiro vão participar no projeto “A Minha Liberdade é de Todos“.

Nos próximos dias, os alunos vão ser chamados a utilizar a edição especial do lápis azul e a pintar a liberdade, tendo como base um pedaço de papel que emula um azulejo tradicional português. Dessa forma, irão participar na construção do mural colaborativo que pretende assinalar o aniversário do dia da liberdade.

O lápis azul foi, por 48 anos, o instrumento eleito pela comissão de censura para visarrestringir e eliminar quaisquer registos que fragilizassem os valores do Estado Novo. A Comissão dos 50 anos do 25 de Abril, o Gerador, o Plano Nacional das Artes e a Viarco, marca que fabricava o histórico lápis “Olímpico 291” utilizado pela censura, unem-se na ação “A minha liberdade é de todos”. A iniciativa começa com a criação de uma edição especial do original lápis azul e com o convite, a qualquer pessoa, para participar na construção de um mural colaborativo.

Pretende-se destacar, junto dos mais jovens, a importância da expressão livre, do movimento coletivo e do pensamento que envolve uma comunidade de forma inteira. Entre fevereiro e abril de 2024, a iniciativa será desenvolvida nas escolas de todo o país.

A participação digital a título individual também é possível:

Celebra a liberdade connosco. Escreve, risca, desenha e intervém como bem entendes no azulejo digital que encontras em baixo. Podes participar as vezes que quiseres através do computador, telemóvel ou tablet. Vamos juntar a tua criação a centenas de outras e criar, juntos, o mural coletivo de azulejos digitais que assinala os 50 anos de democracia. O mural completo é revelado em abril.

Informações complementares em https://gerador.eu/aminhaliberdadeedetodos-50anos25abril/

Vamos celebrar ABRIL!

https://www.50anos25abril.pt/