As matrículas são efetuadas no Portal em www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt

Deve usar este Portal para:

Matrícula, pela primeira vez, na educação Pré-Escolar e no 1.º ano do ensino básico;
Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;
– A mudança de estabelecimento de ensino e a alteração de encarregado de educação;
– A escolha de disciplinas.

(Há renovação automática pelas escolas de matrícula na transição no Pré-Escolar e para o 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos e, em caso de não transição, na manutenção nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos.)

Nível de Ensino
/ Ano
/ Renovação
Educação pré-escolar e
1.º ano de escolaridade
15 de abril a 15 de maio
6.º ao 9.º ano
e 11.º ano
22 de junho a 02 de julho
2.º ao
5.º ano
6 de julho até 12 de julho
10.º
e 12.º ano
15 de julho a 20 de julho

Na eventualidade de algum encarregado de educação não ter suporte informático ou encontrar dificuldades no processo de matrícula, poderá deslocar-se aos Serviços Administrativos do AE – Secretaria, acompanhado da identificação necessária (cartão de cidadão do aluno e do encarregado de educação) a fim de regularizar o processo de matrícula.