Museu da Eletricidade e MAAT

No passado dia 27 de março, as turmas dos nonos anos de escolaridade do AE José Silvestre Ribeiro, com o apoio do plano PIICIE municipal, realizaram uma visita de estudo à exposição permanente do Museu da Eletricidade e à Plastics exhibition, no MAAT, inaugurada no dia 22 de março, sendo este grupo de alunos o primeiro do país a visitá-la.

Na exposição permanente do Museu da Eletricidade puderam ver in loco como se produzia a eletricidade na Central Tejo durante grande parte do séc. XX, a partir da hulha e carvão, ter contato com as condições de trabalho daquela época, bem como aparelhagem e a tecnologia utilizada integrando os conteúdos adquiridos nas disciplinas de física e química, história e matemática.

Na exposição  Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo puderam ser os primeiros alunos do país a ter contato com uma exposição interpelativa sobre  o material revolucionário e profundamente controverso a que atribuímos o nome genérico de “plástico”, mas que, na verdade, inclui um universo de produtos sintéticos, com características e utilizações diferentes. Dividida em três secções, a exposição abre com uma instalação videográfica sobre a relação geológica fundamental entre plástico e natureza. A segunda secção percorre a história do plástico desde a sua origem natural até à experimentação com materiais sintéticos de meados do século XIX e início do século XX, prosseguindo depois com o crescimento da indústria petroquímica, o seu impacto na escala de produção do plástico e a crescente preocupação com o planeta a partir de finais do século XX. Por fim, a terceira secção faz um balanço dos atuais esforços para repensar o plástico, desenvolver alternativas, reduzir a sua produção e consumo e promover a sua reutilização.

Os alunos com Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo puderam questionar-se e refletir sobre a nossa ação, como sociedade,  em tempos de crise climática global.