Pão-por-Deus!

  • Post category:Notícias

O Pão por Deus em Portugal é uma tradição antiga com raízes semelhante às do dia das Bruxas ou Halloween (dos países anglo-saxónicos), no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras (trick or treat).
No dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos em Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão por Deus de porta em porta, com os versos e lengalengas do Pão por Deus.

As oferendas aos mortos são comuns em diversas culturas pagãs, incluindo a Celta, cujos homens habitaram o território que hoje conhecemos português.
Acredita-se que foi com base nessas tradições, que lembram e homenageiam aqueles que partiram, que nasceu a festa do Halloween, assumindo contornos curiosos de país para país.

peditório do Pão por Deus no nosso país está também associada a essa tradição de oferenda aos defuntos e celebra-se no Dia de Todos os Santos, ou Dia dos Fieis Defuntos. O Dia de Todos os Santos era já chamado o Dia do Pão por Deus no seculo XV e nesse dia repartiam-se alimentos pelos mais pobres. Este hábito ganhou força um ano após o grande terramoto de 1755 que destruiu completamente parte da capital e que aconteceu justamente no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos.
Nessa época, a fome e a miséria sentiam-se pela cidade e reforçou a necessidade de partilha de alimentos com os mais necessitados. Em 1756, as pessoas percorreram assim as ruas de Lisboa, batendo às portas e pedindo qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão. Dado o desespero, as pessoas pediram “Pão, por Deus”.
Em troca muitos pedintes receberam pão, bolos, vinho e outros alimentos para honrar os seus mortos e pedir pela sua alma.

No México, o Dia dos Mortos (Día de los muertos) é uma celebração de origem indígena comemorada no dia 2 de novembro em honra dos falecidos e é, igualmente, quando as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos. A celebração ocorre durante as festividades de 31 de outubro a 2 de novembro, celebrada há cerca de três mil anos pelos povos indígenas. A UNESCO declarou-a como Património Imaterial da Humanidade.

O Dia das Bruxas ou Halloween é uma celebração comum em vários países, principalmente anglófonos, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Acredita-se que muitas das tradições do Halloween tenham tido origem no antigo festival celta da colheita, o Samhain, e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela Igreja primitiva. Esta festa pode ter tido origem pagã, igualmente.

Entre as atividades de Halloween mais comuns estão festas e fantasias, procurar “doce ou travessura”, decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos vários, contar histórias assustadoras e assistir a terríficos filmes.