Provas e Exames 2025/2026

O IAVE – Instituto de Avaliação Educativa que a partir do presente ano letivo passa a designar-se por EduQa – Instituto de Educação, Qualidade e Educação já disponibiliza as Informações-Prova 2025/2026.

Esta estrutura apensa ao Ministério de Educação, Ciência e Inovação continua a planear, conceber e validar os instrumentos de avaliação externa de alunos do ensino básico e do ensino secundário, para além de elaborar provas de certificação para diversos fins, como as provas para aquisição da nacionalidade portuguesa. Para além disso, produz documentação de apoio, destinada a alunos e a professores; por exemplo, informação sobre construção de itens, sobre construção e aplicação de critérios de classificação e sobre utilização da cor em instrumentos de avaliação externa. Ainda concebe e organiza programas de formação de professores no domínio específico da avaliação, com especial destaque para a formação de professores classificadores e de supervisores do processo de classificação de provas de avaliação externa, entre outras tarefas.

a) Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), nos 4.º e 6.º anos de escolaridade;

b) Provas finais do ensino básico, no 9.º ano de escolaridade;

O documento geral divulga informação relativa às provas de avaliação externa das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário, nomeadamente:

c) Exames finais nacionais do ensino secundário.

As provas ModA, nos 4.º e 6.º anos de escolaridade, e as provas finais do ensino básico, no 9.º ano de escolaridade, são de realização obrigatória e de aplicação universal. Estas provas são, no presente ano letivo, disponibilizadas em suporte digital e são de carácter não público para fins de comparabilidade interanual. A prova de Matemática (92) do 9.º ano de escolaridade é realizada em formato híbrido, ou seja, a prova é disponibilizada em suporte digital, mas as respostas aos itens de construção são dadas em folhas de respostas específicas, preparadas para posterior digitalização.

Os exames finais nacionais do ensino secundário são realizados em papel. As respostas são dadas em folhas de respostas específicas, preparadas para posterior digitalização, exceto no caso dos exames finais nacionais de Desenho A e de Geometria Descritiva A, que continuam a ter o mesmo modelo de folhas de respostas.