Quando o Português é Língua Não Materna

Português Língua Não Materna é para estudantes do ensino básico e secundário que se inscrevem pela primeira vez no sistema educativo português e cuja língua materna não seja o português ou que não tenham tido português como língua de escolarização.

São vários os alunos do AE que trabalham a disciplina nos seus currículos.

A Agnes e o Artem quiseram deixar o seu testemunho sobre a disciplina e não só.

Aprender
Português Língua Não Materna
“Tenho muitas reflexões sobre a minha experiência em Portugal.
O facto de ter chegado a Portugal no dia 25 de dezembro de 2021 é interessante para mim. Em vez de celebrar o Natal com amigos e família, estava a mudar-me para começar a minha vida de novo num novo país. Se fosse para começar de novo, acho que faria muitas coisas de forma diferente – por exemplo, não começaria a aprender, acidentalmente, Português do Brasil em vez de Português de Portugal, durante cerca de 6 meses, porque pensava que não havia diferença; não seria tão tímida e tentaria comunicar mais com os meus colegas.
No entanto, acho que a minha experiência não foi regular aqui em Portugal.
Ela ajudou-me a ganhar um profundo amor e apreço pelo país, pela sua cultura e pelo seu povo.
Ao longo dos meus 3 anos em Portugal estou grata por ter estado rodeada de professores e colegas, simpáticos e solidários. Verdadeiramente, sem eles não teria feito qualquer tipo de progresso na língua portuguesa, no meu trabalho escolar, etc.
Só passaram 3 anos mas sei que Portugal é uma parte inamovível e inesquecível da minha identidade!”

Oluwajomiloju Adekoya

12ºA, PLNM – B1
Aprender
em Portugal
“O meu nome é Artem e estou em Portugal desde 2022.
Um mês depois de chegar a Portugal, fui para a escola.
Em primeiro lugar, todos os Ucranianos estudaram na mesma turma, mas com o tempo começamos a ir às nossas aulas com professores diferentes. No geral, gostei do sistema educativo desta escola porque leva em conta o facto de que alguns alunos estudarem online nas suas escolas de origem.
Foi difícil desde o início, mas com o tempo tudo melhorou.
Eu gostei de estudar aqui, embora tenha sido difícil.”

Artem  Oprishko

12ºA, PLNM – B1