Torres há muitas.

No dia dia 7 de dezembro, na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, decorreu o concurso “Torres de Esparguete e Marshmallow”.

Este concurso pretende desenvolver e aprimorar aptidões relacionadas com o espírito de cooperação e criatividade, assim como aprofundar conhecimentos sobre a área de arquitetura e engenharia civil.

Participaram na prova três equipas de alunos do 11º ano do AE José Silvestre Ribeiro, sendo o balanço geral dos resultados bastante positivo. Todos os alunos envolvidos elaboraram diferentes estruturas na tentativa de construir com os materiais atribuídos, 250gr de esparguete e um pacote de marshmallows, a torre mais alta e/ou esteticamente mais apelativa

A aplicação de conhecimentos adquiridos na área da física, resistência dos materiais e estruturas, para além das capacidades criativas é essencial nesta prova.

Para além disso, permite aos alunos contactar com instituições de ensino superior da região numa altura em que as escolhas de continuidade académica estão em cima da mesa.

Um dos grupos, os “Pasta Towerists”, formado pelos alunos Matilde Silva, Rafael Rosa e Vicente Santos, apesar de competirem contra estudantes dos cursos de Arquitetura e de Engenharia civil, foram incluídos no terceiro lugar do pódio, relativamente ao Design do Esquema Estrutural e elaboraram a quarta torre mais alta (1,40 m de altura).

Após a atribuição dos prémios, foi dada a oportunidade aos participantes de conhecerem alguns espaços da universidade, numa visita guiada pelos laboratórios do departamento de engenharia.

O evento, aberto a alunos do ensino secundário, decorreu no âmbito do VI Congresso Internacional na Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios e pretende incentivar os alunos do ensino secundário pelas áreas da engenharia civil e arquitectura, “estimulando a criatividade e o espírito de equipa na procura de soluções engenhosas para o problema proposto”.