3.14159265359? Pi!

No passado dia 14 de março, assinalou-se o Dia do Pi e o Dia Internacional da Matemática.

O número Pi (π) é um número irracional cujo valor é 3,14159265358979323846…, ou seja, uma sequência infinita de dígitos. Na matemática, o número pi é uma proporção numérica definida pela relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. É representado pela letra grega π (pi) que foi adotada para o número a partir da palavra grega para perímetro (περίμετρος). O dia 14 de março (3/14, pela anotação americana) é o dia do pi.

As turmas do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário participaram na construção do Painel Pi, exposto no átrio da escola, ao longo da semana, com o apoio dos professores de Matemática.

As turmas do 5º e do 9º ano assistiram a uma ação de “Recriação Matemática“, dinamizada pelo Professor Paulo Afonso, docente na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, no dia 17 de março.

A sessão foi animada e muito participada pelos alunos que puderam explorar a “Magia da Matemática“.