Concurso de Desenho – Tradições Quaresmais

O concurso promovido pela Comissão da Quaresma, Semana Santa e Páscoa de Idanha-a-Nova procurou colocar em evidência, sob os olhares do mais pequenos, as várias manifestações e celebrações populares que ocorrem, pontualmente, ao longo da Semana Santa, pelas várias aldeias do concelho. A inclusão do concelho de Idanha-a-Nova na Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa denota o reconhecimento do trabalho e empenho de todas as suas comunidades em manter vivas as suas tradições quaresmais e pascais. A resposta dos alunos ao desafio foi extraordinária e aclamada por várias entidades, causando um interessante e notável envolvimento intergeracional.

A construção à volta do notável rol de costumes e tradições quaresmais e pascais do concelho de Idanha-a-Nova foi ao encontro do conhecimento e preservação da herança cultural local inscrito no Projeto Educativo e no Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro.

No final da semana passada, houve lugar à entrega dos prémios distribuídos pelas diferentes categorias, desde o 1º ao 6º ano de escolaridade.

Os prémios foram entregues em sessão que contou com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas, do Presidente da Autarquia, de Representantes da Comissão da Quaresma, Semana Santa e Páscoa de Idanha-a-Nova, da Diretora da Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova e Professores e Alunos do AE envolvidos na ação. Foram dezoito, os alunos premiados, das diferentes turmas.

Breve filme de divulgação da Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa que inclui fugidias fotos da tradições quaresmais e pascais de Idanha-a-Nova. O concelho de Idanha-a-Nova faz parte da rede desde 2023. Da rede europeia fazem parte a Espanha, Itália, Malta, Portugal, Eslovénia e Croácia.