O JI de Idanha a Nova celebrou a Semana da Leitura, com o projeto, de sua iniciativa, “Histórias Caminheiras”.
O projeto “Histórias Caminheiras” teve por objetivo estimular o prazer da leitura nas crianças , utilizando animações de leitura em diferentes espaços da vila de Idanha a Nova, criando uma experiência interativa e envolvente.
O conceito, associado às caminhadas, baseou-se na ideia de que o ato de ler e ouvir histórias, pode e deve ser dinâmico, não só em espaços fechados, como em praças, parques e outros pontos de convivência comunitária, mostrando às crianças que a leitura pode acontecer em qualquer lugar e fortalece os vínculos entre as crianças e a comunidade. Deste modo proporciona-se um ambiente de aprendizagem coletiva, onde a leitura é também uma ferramenta de socialização. Apesar do tempo não ter permitido realizar todas as saídas previstas, foram encontradas as melhores soluções e espaços para as animações de leitura, de modo a dar cumprimento a toda a programação.
Dado o sucesso deste projeto, as educadoras do JI de Idanha a Nova pretendem dar-lhe continuidade durante o terceiro período. Deste modo, as “Histórias Caminheiras” serão uma forma inovadora de incentivar a leitura, tornando-a uma atividade prazerosa para todas as crianças, criando um vínculo forte com a comunidade local e com os livros, ao mesmo tempo que valoriza os espaços públicos como pontos de encontro e aprendizagem.
“A Zebra Camila“




“Anuro – O Sapo Sapinho“




“O Coelhinho Branco”




A promoção da leitura desde a infância é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social das crianças. Fomentar o gosto pela leitura e pelos livros é essencial para criar hábitos que perduram ao longo da vida.
A Semana da Leitura, celebrada anualmente em muitas escolas e jardins de infância, representa uma oportunidade única para envolver as crianças num ambiente lúdico e educativo em torno dos livros. Através de atividades como animação de leituras e dramatizações, promove-se não apenas a compreensão do texto e o vocabulário, mas também a imaginação, a empatia e a capacidade de expressão.





No Pré-Escolar, onde o jogo é a principal ferramenta para as aprendizagens, a leitura deve ser apresentada como uma aventura divertida, cheia de sons, imagens e emoções. Celebrar a leitura é celebrar a infância, a curiosidade e o poder transformador das palavras. Investir nesta prática desde cedo é garantir uma base sólida para o sucesso escolar e pessoal das crianças.