
A Ópera de Câmara “Patagónia” – versão concerto – com libreto e música de Sebastián Errázuriz esteve em cena no Centro Cultural Raiano no final do mês de fevereiro, numa sessão dedicada aos alunos mais velhos das escolas do concelho.
“Verdadeira viagem ao passado, «Patagónia» é uma ópera de câmara criada no sul do Chile que revive o encontro épico entre os espanhóis e os tehuelches na América Latina. Apresentado na língua ancestral original, «Patagónia» comemora o 500º aniversário da expedição de Fernão de Magalhães, explorando a identidade, o colonialismo e o legado do coração do sul da América Latina. Uma obra cheia de encontros, desentendimentos e ecos de um passado que ressoa no presente.

Apresentada originalmente em 2022, resultado de uma coprodução dos prestigiados Teatro Biobío e Teatro del Lago, do Chile, as apresentações de «Patagónia» em Idanha-a-Nova, em formato concerto, contam com a participação da OSF – Orquestra Sem Fronteiras, que foi convidada para dar corpo à música do compositor Sebastián Errázuriz, fruto da parceria estabelecida entre Idanha-a-Nova (Portugal), Concepción e Frutillar (Chile), Cidades Criativas da UNESCO na Música, no âmbito do projecto Rede das Cidades Criativas UNESCO do Centro de Portugal ( Caldas da Rainha e Castelo Branco – Artesanato; Covilhã- Design; Idanha-a-Nova e Leiria – Música; Óbidos – Literatura).

Esta produção, estreada em 2022 no Chile, conta já com o prémio de melhor encenação nessa temporada de 2022 pelo Círculo de Críticos de Arte Chilenos e o Prémio Ópera XXI para melhor nova produção latino-americana. Antes da passagem pelo Centro Cultural Raiano, «Patagónia» sobe ao palco do Teatro de la Zarzuela, em Madrid, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro.”
Uma oportunidade rara para as gentes do concelho que a escola abraçou desde o primeiro momento.
Com interpretações singulares, a história emocionante decerto irá perdurar nas memórias dos presentes.
