A Patarrona em Monsanto

  • Post category:Notícias
A lenda da Patarrona

Neste Carnaval, as crianças e adultos do Jardim de infância de Monsanto divertiram-se durante a semana, seguindo a tradição da Patarrona.

De acordo com a lenda da Patarrona ou La Patarrona, com origem na tradição popular espanhola, esta é uma tradição de Carnaval centrada numa figura mágica, geralmente representada como uma bruxa divertida ou uma boneca com cinco pernas.

Patarrona é uma figura feminina de cinco patas que se tornou popular nas celebrações de Carnaval escolares.

A história infantil conta que ela é uma bruxa cansada de rosnar e assustar as pessoas, então, com a chegada do Carnaval, ela propõe a diversão, mudando a sua aparência e vestindo-se com as crianças.

Os pontos principais da lenda e tradição são:

A Origem Mágica
Diz a lenda que a Patarrona era uma bruxinha cansada de assustar e fazer feitiços. Ao saber que o Carnaval se aproximava, decidiu mudar de vida, disfarçar-se e espalhar alegria.

As Cinco Pernas
A característica mais notável é que ela tem cinco pernas. Diz-se que, com cinco pernas, ela não se cansava de viajar e percorrer muitas escolas para visitar as crianças durante a semana antes do Carnaval.

A “Jefa” do Carnaval
A Patarrona é considerada a “rainha” ou “chefe” do Carnaval na escola. Durante a semana que antecede a festa, ela envia mensagens ou cartas aos alunos, ditando as regras de como devem vir mascarados ou vestidos (as “consignas”) no dia seguinte.

E assim foi cumprida a tradição no Jardim de Infância de Monsanto, com a incansável colaboração de todas as famílias!