Ações Escola Segura

Os agentes da GNR – Escola Segura têm desenvolvido, ao longo das últimas semanas, ações de sensibilização com turmas do 2º e 3º ciclo do AE José Silvestre Ribeiro.

Algumas sessões tiveram como assunto o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Este dia é assinalado anualmente a 25 de novembro. Esta data foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU. O seu propósito é alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres.

Em 1993, a Assembleia-Geral das Nações Unidas adotou uma resolução pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que define este tipo de violência como qualquer ato de violência com base no género que resulte, ou que possa resultar, em dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico para a mulher, incluindo ameaças de atos dessa natureza, coação ou privação de liberdade, quer esta ocorra na vida pública ou privada. Seis anos depois, a Assembleia-Geral das Nações Unidas proclama o dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

À semelhança de outros anos, a ONU assinala este dia com uma campanha de 16 dias de ativismo contra a violência de género, este ano subordinado ao tema “UNiTE! Invest to Prevent Violence against Women & Girls”, que tem início a 25 de novembro e termina a 10 dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Esta campanha pretende unir governos, instituições e cidadãos no esforço conjunto necessário à prevenção e eliminação da violência contra mulheres e raparigas.

Outras intervenções procuraram sensibilizar os alunos para situações de CyberBullying. O Bullying e o Cyberbullying são fenómenos que ocorrem em variados setores das sociedades atuais, mas é na escola onde o fenómenos e tem revelado mais preocupante.

Cyberbullying é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Pode ocorrer através de redes sociais digitais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e mensagens de telemóvel. É o comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas.

Exemplos incluem:

• espalhar mentiras ou partilhar fotos constrangedoras de alguém nas redes sociais;
  • enviar mensagens ou ameaças que humilham através das plataformas de mensagens;
  • fazer-se passar por outra pessoa e enviar mensagens maldosas aos outros em seu nome.

O bullying presencial e o virtual acontecem lado a lado com frequência. Porém, o cyberbullying deixa um rasto digital – um registo que pode ser útil e fornecer indícios para ajudar a terminar o abuso.