Dia Internacional do Cigano

A Escola deve ser um espaço integrador, aberto a todas as crianças e jovens, acolhendo e incluindo diferentes culturas.

Sendo a multiculturalidade uma característica do AE José Silvestre Ribeiro, no passado dia 8 de abril comemorou-se o Dia Internacional do Cigano.

O propósito deste dia é promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e história. Por outro lado, pretende-se mobilizar a sociedade civil e os decisores políticos para a execução de políticas públicas que mitiguem os efeitos da pobreza e exclusão que esta comunidade sofre. Esta data foi criada no Primeiro Congresso Mundial Romani, em Londres, sendo reconhecida pela ONU em 1971.

Os alunos pintaram a bandeira Romani e dançaram ao som de música cigana.

Contámos, também, com a presença de Natanael Santos, elemento da nossa comunidade cigana e, atualmente, estudante na ESGIN e voluntário na SPEAK (iniciativa pública que promove a integração de pessoas migrantes e refugiadas).

Este ex-aluno do AE descreveu e explicou a história do povo cigano e promoveu a importância da escola na vida de todos. O momento constituiu mais uma oportunidade de partilha cultural e de aprendizagem para todos os envolvidos.