No dia 13 de fevereiro, dia Mundial da Rádio, os alunos Voluntários da Biblioteca Escolar, do Agrupamento José Silvestre Ribeiro, visitaram o Grupo Renascença Multimédia (RFM, MEGAHITS, RR, …) e a RTP.
A visita de estudo integra o Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar, no âmbito da importância da rádio e da televisão, como meios fundamentais de comunicação, informação, cultura e educação visando proporcionar aos alunos o conhecimento dos estúdios da rádio e da televisão; o funcionamento dos media; compreender a produção e edição de conteúdos; analisar criticamente as linguagens e mensagens; distinguir géneros mediáticos; desenvolver a literacia dos média, e, contactar com um espaço de aprendizagem informal, complementar da Escola. Mas sobretudo facultar experiências ativas e participativas em estúdio para que os alunos revelem capacidade de iniciativa, sentido de responsabilidade, autonomia e espírito crítico.














Os alunos tiveram oportunidade de estar na redação e edição das notícias e em vários programas. Mas foi o radialista Daniel Fontoura que lhes permitiu realizar o sonho de estar “no ar”, a ler para o mundo o soneto “Amor é fogo que arde sem se ver“, do genial Luís Vaz de Camões.
O nosso enorme agradecimento a todos os que contribuíram para esta aprendizagem coletiva: João Porto, Susana Palma, Mariana Aires, Daniel Fontoura, MEGAHITS, José Coimbra, os senhores da portaria e todos os que nos acolheram com simpatia e empatia.
Na RTP os alunos puderam visitar o Museu da RTP e verificar a evolução da rádio e da televisão até à atualidade, no que diz respeito aos meios técnicos, programação e produção. Estiveram em estúdio, espreitaram um programa em direto “Bem-Vindos” e foram protagonistas do seu próprio programa. O nosso enorme agradecimento à Rosário Vivaldo pelas suas explicações magníficas e por ter proporcionado aos alunos experimentar, improvisar e mostrar a sua criatividade.
Por último, não podia esquecer o nosso agradecimento ao senhor Diretor, Paulo Frias e à sua equipa; à senhora Presidente da Câmara, Elza Gonçalves; ao senhor Presidente da União de Freguesias, João Couchinho; ao motorista do autocarro Vitor Silva pela sua condução segura e às professoras acompanhantes, Carla Rocha, Celeste Gonçalves e Isabel Batista . Sem vocês nada seria possível. O trabalho articulado e colaborativo é determinante para a concretização de qualquer projeto.
A professora bibliotecária, Conceição Machado.
