Dia Nacional da Segurança Infantil

O dia 23 de maio é o dia nacional da segurança infantil. O AEJSR associou-se à Associação para a Promoção da Segurança Infantil e desenvolveu atividades com os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo no dia 23 de maio e durante os dias seguintes #dnsi2022.

Esta associação trabalha para promoção de comportamentos e práticas e para a criação de ambientes e produtos seguros que garantam às crianças e jovens um crescimento saudável. O seu objetivo principal é reduzir o número e a gravidade dos acidentes e das suas consequências nas faixas etárias mais baixas.

Para um crescimento saudável é necessário vivenciar, experimentar, criar em liberdade e de forma espontânea. É importante brincar ao ar livre, na natureza, andar a pé, de bicicleta, com o mínimo de restrições possível. Para isso é fundamental que os espaços e os ambientes sejam estimulantes e cheios de oportunidades, mas onde os riscos sejam saudáveis e possíveis de gerir!

Com a colaboração dos elementos da Escola Segura e do projeto Afirma-te do CMCD, esta dinâmica pretende abordar aprendizagens relacionadas com as dinâmicas de grupo e garantir um crescimento saudável com brincadeiras livres, seguras e autónomas. Estas ações pressupõem o envolvimento das crianças em diversas atividades que promovam a segurança infantil, o andar a pé ou de bicicleta, a atividade física, brincar ao ar livre, entre outros.