O Município de Idanha-a-Nova e a Associação Eco-Ativo promovem um Fórum online, no dia 29 de Janeiro de 2022, das 10h00 às 13h00. Este evento decorre no âmbito do Projeto LudVISION, co-financiado pelo Fundo Ambiental. O foco principal do projeto LudVISION é a espécie Ludwigia peploides, detetada pela primeira vez em Portugal em 2016 e pela primeira vez no concelho de Idanha-a-Nova em Julho de 2020, na albufeira da Barragem de Toulica, Bacia do Rio Aravil, afluente do Tejo. Alunos do Agrupamento de Escolas participaram em ações de recolha desta espécie.
O Fórum é uma ação de sensibilização à população sobre as plantas aquáticas, com um foco nas espécies invasoras que estão a comprometer os ecossistemas aquáticos do concelho. Este Fórum conta com um painel diversificado de oradores que irão partilhar experiências e abordar o tema através de perspectivas diferentes, mas complementares.
Os objetivos deste evento são: valorizar a flora aquática do concelho; preservação do património natural; sensibilizar sobre o cuidado de introdução de espécies em pequenas lagoas e charcos.
Este evento é gratuito, mas a inscrição é obrigatória através do formulário disponível em: https://forms.gle/DFHfqT54s38NPn8x5.
O link do zoom será enviado para o email fornecido por cada inscrito, um dia antes do evento.
O Programa e mais informações sobre o evento estão disponíveis em: https://www.idanha.pt/agenda/.
Participe para estar alerta e ajudar a detectar a Ludwigia peploides e outras plantas invasoras no concelho de Idanha-a-Nova.