Novembro na escola do Ladoeiro

No dia 31 de outubro, o Dia das Bruxas foi assinalado na escola do Ladoeiro, mais uma vez, com uma passagem de modelos das nossas crianças fantasiadas das suas personagens favoritas. Além de histórias de bruxas, gatos pretos, abóboras e vassouras voadoras, todos os alunos adoraram fazer e degustar os “fantasminhas” com massa folhada.

Foram também sensibilizados para o Dia da Poupança tendo realizado uma visita de estudo à instituição bancária da localidade, a Caixa de Crédito Agrícola, onde puderam visitar as instalações e conhecer as suas finalidades. Com a colaboração e simpatia dos funcionários, os alunos tiveram ainda oportunidade de ter uma pequena aula de “gestão financeira” e uma lembrança simbólica. Foi, sem dúvida, uma visita interessante!

O Dia de S. Martinho foi comemorado, na manhã do dia 10 de novembro, com castanhas e boa disposição no Complexo Escolar do Ladoeiro. A atividade envolveu todos os alunos do JI e do 1º ciclo e respetivos pais e comunidade educativa que, alegremente, esperaram que as castanhas chegassem aos seus cartuchos.

Também houve crepes, decorados a gosto, gentilmente confecionadas por representantes dos pais e mães que fizeram as delícias de todos. As castanhas e os sumos foram oferta da Junta de Freguesia e fizeram deste dia uma verdadeira partilha de tradições, sorrisos e afetos entre todos!

O Dia Nacional do Pijama foi celebrado, igualmente, em novembro. Todos (crianças e adultos) vieram vestidos de pijama, passando o dia em atividades educativas e divertidas. Juntaram-se a nós, em parceria, o Jardim de Infância do MASCAL, tendo sido lido e apresentado o robô e o livro “O Robô Voador no Ladoeiro”, uma história coletiva construída entre as crianças das duas instituições, a qual dá continuidade à história original da Missão Pijama.

O Dia Nacional do Pijama coincide com o Dia Internacional dos Direitos da Criança, tendo tido a participação da equipa da CPCJ, que através de um pequeno vídeo, sensibilizou para os principais direitos que, infelizmente, nem todas as crianças têm: Família, Escola, Alimentação, Saúde, Segurança, Nacionalidade, Nome… e, um dos mais importantes para cada uma, o direito de Brincar.

As atividades foram muitas, desde a leitura do livro “O Robô Voador”, à dança dramatizada da música Missão Pijama 2023 “Coitado do Robô” com todos os alunos do Complexo Escolar, passando por atividades lúdicas, como a construção de um estendal dos afetos no exterior, à entrada da escola.

No dia 24 de novembro, os alunos do Ladoeiro foram convidados pela Junta de Freguesia para a tradicional apanha da
azeitona
. Vestidos a rigor, adultos e crianças estenderam os panais no chão, encostou-se a escada às oliveiras e a faina começou, por entre as risadas e o entusiasmo dos nossos pequenos ajudantes. Vimos alguns dos típicos instrumentos de trabalho: os panais, as varas, a escada, os cestos e as cirandas. Observamos o varejar, o colher e o joeirar das azeitonas. Ainda tivemos tempo para ouvir e cantar músicas tradicionais desta faina. Ainda houve tempo para degustar alimentos confecionados ao lume, à moda antiga: torradas, sopa de feijão na panela de ferro, grelhados, enchidos, papas de carolo… E que bom que estava tudo!

Foi um dia de convívio divertido entre todos, com os olhares atentos e saudosos dos idosos. Tratou-se de uma atividade educativa, pois proporcionou a vivência em grupo de uma tradição, incutindo nas nossas crianças valores importantes de cidadania, tais como partilha, colaboração, entreajuda e convívio. É sempre salutar mantermos as tradições, a herança e a nossa identidade cultural.
E para terminar o Ciclo do Azeite, realizamos uma visita de estudo, no dia 27 de novembro, à Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Ladoeiro, em parceria com as crianças do MASCAL. Foi sem dúvida uma ótima forma de celebrar o Dia Mundial da Oliveira!