“O Anexo” de Anne Frank

O Diário de Anne Frank é um livro escrito por Anne Frank entre junho de 1942 e agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Narra os momentos vivenciados por um grupo de judeus escondidos num esconderijo na cidade de Amesterdão, durante a ocupação alemã dos Países Baixos.

A obra, encontrada nos dias terminais da ocupação, foi editada com o título “O Anexo: Notas do Diário 14 de junho de 1942 – 1º de agosto de 1944

O ANEXO é, precisamente, o título da peça encenada pela companhia Ajidanha de Idanha-a-Nova.

No dia 14 de março, turmas do 3º ciclo e do ensino secundário assistiram à peça levada à cena pelas atrizes Ana Grilo e Carla Sofia Miguel que, juntas, desmultiplicavam-se nas diferentes personagens da trama de modo desembaraçado e admirável.

Nos tempos que correm, infelizmente, a relevância do registo cru e maravilhoso executado pela pequena escritora adquire um sentido maior e a mensagem transmitida um significado mais forte.

As sessões, integradas na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola do Agrupamento de Escolas tomaram lugar no estúdio da companhia teatral de Idanha-a-Nova e foram patrocinadas pelo Projeto Afirma-te e pelo Projeto Gente Raiana CLDS4G.

Os abraços foram feitos para expressar o que as palavras deixam a desejar.” Anne Frank