Projeto +Contigo

O Projeto + Contigo é um projeto de intervenção comunitária que se desenvolve desde 2009 e ao qual o Agrupamento de Escolas, em colaboração com os técnicos da Saúde Escolar do Centro de Saúde local, desde 2015, tem estado associado no âmbito do programa Educação para a Saúde.

A promoção do projeto é da responsabilidade da ARS Centro, através do seu Departamento de Saúde Pública, e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Tem como objetivos gerais promover a saúde mental e bem-estar em jovens do 3º ciclo e secundário, prevenir comportamentos da esfera suicidária e combater o estigma em saúde mental. Sob o lema “Aposta em ti! A tua Saúde Mental importa!” visa promover habilidades sociais, a auto-estima, a capacidade de resolução de problemas, a assertividade na comunicação e melhorar a expressão e gestão de emoções.

Ao longo do ano letivo, as turmas do 8º ano de escolaridade realizarão sete sessões onde serão desenvolvidas outras tantas intervenções, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

A fim de dar a conhecer os contornos gerais do programa, no dia 15 de novembro, foi feita uma sessão de sensibilização do mesmo, destinada à apresentação do projeto aos Encarregados de Educação dos alunos das turmas envolvidas e outros elementos da comunidade educativa.