Suporte Básico de Vida

A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

As estratégias do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) inscrevem-se na área da melhoria da saúde das crianças e dos jovens e da restante comunidade educativa, com propostas de actividades assentes em dois eixos: a vigilância e protecção da saúde e a aquisição de conhecimentos, capacidades e competências em promoção da saúde

As Senhoras Enfermeiras do Centro de Saúde local (Saúde Escolar) realizaram ações de sensibilização nas turmas do 9º e 12º anos, ao longo das últimas semanas. O Suporte Básico de Vida foi o mote para estas atividades.

A sensibilização sobre Suporte Básico de Vida é essencial na formação dos jovens e parte integrante das aprendizagens associadas ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Salvar uma vida envolve uma sequência de passos em que cada um deles influencia a sobrevivência do indivíduo em risco.

Esses passos são frequentemente descritos como os elos da “cadeia de sobrevivência”.