No âmbito das comemorações do aniversário do 25 de abril, o Centro Cultural Raiano, em articulação com o Agrupamento de Escolas, irá desenvolver uma série de iniciativas, algumas incluídas no Projeto Cultural do AE, que visam assinalar de modo digno tão importante momento da nossa história.
A este propósito, no próximo dia 8 de março, no CCR, irão decorrer duas sessões de cinema com a exibição do premiado documentário “O que podem as Palavras” de Luísa Marinho e Luísa Sequeira, longa-metragem de 2022 baseada na obra “As Novas Cartas Portuguesas” de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa e premiada no festival Doc Lisboa de 2022.
A primeira sessão de cinema/debate será organizada para o público escolar, pelas 14 horas.
A segunda sessão será destinada ao público em geral mediante inscrição prévia e terá lugar pelas 18 horas.
Nesta segunda apresentação haverá uma conversa posterior com a investigadora Dulce Simões e um “cravo de honra“.
Sinopse
Em 1972, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, publicaram o livro “Novas Cartas Portuguesas”. O livro foi imediatamente banido pela polícia política e as escritoras foram julgadas por atentado à moral. O seu caso tornou-se a Primeira Ação Feminista Internacional. A tradução e publicação na Europa e nos EUA e a cobertura do processo pelos media estrangeiros provocaram uma onda internacional de protesto inédita, com manifestações feministas à porta das embaixadas de Portugal e a solidariedade de escritoras como Marguerite Duras, Simone de Beauvoir, Doris Lessing ou Iris Murdoch. “O Que Podem As Palavras” é um retrato íntimo, na primeira pessoa, das extraordinárias “Três Marias”. Ao longo de vários anos, Luísa Marinho e Luísa Sequeira trabalharam neste filme essencial, com entrevistas às 3 escritoras por Ana Luísa Amaral (que organizou há alguns anos a edição anotada da obra).
25 Abril 50 Anos
Cinema e Debate – RTCP – 8 de março de 2024, CCR
O Que Podem as Palavras (76’ / M/12 )