Atividades no Ladoeiro

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinalou a 5 de dezembro, os alunos do Complexo Escolar do Ladoeiro foram visitar a instituição particular de solidariedade social, Movimento de Apoio e Solidariedade Colectiva do Ladoeiro, mais conhecido por MASCAL.

Com esta atividade pretendeu-se sensibilizar os mais novos para a importância da entreajuda intergeracional. As crianças entregaram aos idosos uma pequena lembrança e cantaram uma canção, demonstrando carinho e atenção para com os mais velhos, os quais ficaram encantados com estes gestos. E para terminar a manhã, houve ainda tempo para saborear um almoço preparado como forma de agradecimento pela instituição que foi nada mais que sopa, cachorro quente e fruta. Houve ainda tempo para colocar no Correio as cartas escritas ao Pai Natal.

Que bela manhã tiveram os nossos jovens voluntários e solidários!

Realizou-se, no dia 15 de dezembro, a habitual Festa de Natal do JI/EB1 do Ladoeiro, com toda a comunidade educativa. Esta teve lugar no Centro Cultural do Ladoeiro, tendo tido início com uma sessão com o escritor e músico Luís Portugal, na qual foi apresentou “As canções da minha escola”. As canções e as histórias tiveram um forte carácter didático e abordaram diversos conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio do 1º Ciclo do Ensino Básico. As nossas crianças adoraram!

Seguiu-se uma pequena atuação das crianças do Complexo Escolar, uma história de fantoches apresentada pelas mães de alguns alunos e culminou com a chegada do Pai Natal que trouxe presentes para os mais pequenos.

Houve ainda tempo para um almoço convívio, oferecido pela Junta de Freguesia, com diversas iguarias da época trazidas pelas famílias.

Os alunos do Complexo Escolar de Ladoeiro comemoraram no dia 5 de janeiro, o Dia de Reis. Com coroas, histórias e canções alusivas, a tradição cumpriu-se.

No final do dia, o típico bolo rei, oferta da Junta de Freguesia, foi saboreado por todos.