Na quarta-feira, 26 de novembro de 2025, finalmente São Pedro foi nosso amigo e permitiu que os alunos e professores do 2.º Ciclo realizássem a Caminhada “Entre pedras e memórias”.

O encontro com a história local, combinou boas memórias que enriquecem o presente e fortalecem o futuro, associadas aos benefícios do convívio, da leitura e de alguma música.
A primeira paragem foi na rotunda do Adufe. No jardim municipal contemplámos o busto do nosso patrono, José Silvestre Ribeiro. Seguidamente visitámos a fonte de São Jerónimo, ligada ao antigo Convento de Santo António, da Ordem de São Francisco.
A Fonte Nova, edificada em 1572, no reinado de Dom Sebastião foi muito apreciada. Aqui os alunos leram alguns poemas de Luís Vaz de Camões: Descalça vai para a fonte, Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e Amor é fogo que arde sem se ver. Não esqueceram Florbela Espanca, homenageando-a com a leitura “Ser Poeta”.




A chegada ao Largo da Igreja culminou com a observação da Torre Sineira, Igreja Matriz, as Ruínas do Castelo na agradável companhia do Senhor Padre Adelino. Novamente a poesia esteve presente neste maravilhoso cenário.
O aluno Santiago Lourenço, Voluntário da Biblioteca fez o acompanhamento musical, alegrando e surpreendendo as pessoas que íamos encontrando.








Estes foram os ingredientes de uma manhã de aprendizagem diferente que culminou com uma visita ao JI e 1.º Ciclo.

