Caminhos Romanos

As turmas do 5º ano realizaram uma Visita de Estudo a Idanha-a-Velha, no âmbito dos trabalhos desenvolvidos em Domínios de Autonomia Curricular.

A dinamização da visita foi da responsabilidade da Porta Raiana , serviço educativo que visa ser uma “entrada para o conhecimento do Património (cultural e natural), estimulando a diversidade de ideias e opiniões, o sentido critico e construtivo, a criatividade e a responsabilidade”. O plano PIICIE municipal contribuiu para a concretização da ação.

Esta aldeia, uma das mais antigas do conjunto das Aldeias Históricas de Portugal remonta ao século I a.C., altura em que era conhecida por “Egitânia”. Idanha-a-Velha é uma das 12 aldeias históricas de Portugal, outrora cidade capital em época Romana, sede de bispado no Período Suevo-Visigodo, e ainda centro Templário na Idade Média.

Pretendeu-se investigar uma história com quase 1200 anos, entre o período Romano e a formação do Reino de Portugal, num sítio verdadeiramente único, que foi palco do encontro de povos e culturas distintas e que conserva ainda marcas muito expressivas dessa herança cultural, o que explica o facto da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha estar classificada como Monumento Nacional.

Os Alunos e Professores conheceram a aldeia atual, que permite espreitar, aqui e ali, os vestígios desta cidade romana. Para finalizar esta caminhada, foi promovida uma Oficina Pedagógica, em que foram constituídos dois grupos de alunos, tendo como desafio responder a questões sobre o contexto histórico desta viagem.

Toponomicamente, Idanha-a-Velha poderá derivar da denominação romana “Cidade dos Igeditanos” (Civitas Igaeditanorum), terminologia que viria a tornar-se Igeditânia.

O nome Egitânia só surge no século VI e dele derivam a forma visigótica Egitânia e a forma árabe Idânia.