Laboratório de Ensino no AE

Na semana passada, estudantes de diferentes cursos do primeiro ano do Mestrado em Ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, concretizaram o IV Laboratório de Ensino em várias escolas do AE José Silvestre Ribeiro.

“O projeto tem como principais objetivos colocar os estudantes universitários em contacto com o contexto escolar, dentro e fora da sala de aula; trocar experiências entre pares; conhecer a diversidade local e a dimensão educativa inerente às escolas e agrupamentos de escolas.”

A iniciativa da Faculdade de Letras (FLUC) tem alcançado sucesso na preparação dos futuros professores. O município de Idanha-a-Nova foi um dos concelhos envolvidos nesta ação. O contacto com a comunidade educativa e as visitas ao património local foram enriquecedoras e contribuíram, definitivamente, para o processo de construção dos futuros docentes.

A observação de atividades letivas em diferentes níveis de ensino, a atuação didática transversal e a interação pedagógica com diversos grupos de alunos vem, certamente, complementar de forma decisiva a formação destes alunos, nomeadamente, a nível das capacidades científicas e técnicas.