Pensar Futuros

No âmbito do projeto dos Domínios de Autonomia CurricularRepensar o meu Futuro” das turmas do nono ano de escolaridade, sessões com pais ocorreram no final do segundo período.

Em duas sessões distintas, a convite das Diretoras de Turma do 9º ano, turmas A e B, os Encarregados de Educação Joaquim Martins e Rui Antunes, bombeiros em Idanha-a-Nova e Zebreira; Sérgio Justo, funcionário da Câmara Municipal; Licínia Fernandes e Marcelino Fernandes, empresários do ramo da panificação em Penha Garcia e Jorge Farropas, guarda da GNR em Idanha-a-Nova explicaram aos alunos os seus percursos formativos, como orientaram as suas escolhas profissionais, que fatores influenciaram essas escolhas, respondendo às dúvidas colocadas e deixando alguns conselhos importantes.

As entrevistas foram realizadas e filmadas pelos alunos das respetivas turmas, tendo contado com a colaboração técnica dos professores de Tecnologias da Informação e da Comunicação coordenadores do Laboratório de Educação Digital da Escola.

Pensa-se que esses diálogos poderão ajudar a esclarecer os alunos, orientando-os também na tomada de decisão sobre a área a seguir no 10º ano.

No final de uma das entrevistas com o Sr. Joaquim Martins, os alunos foram brindados com um pequeno momento musical no qual também participou a sua educanda.